Total Pageviews

Saturday, April 09, 2016

Não sejam estúpidos. A questão é política!



Não é a economia! Não é a questão fiscal, não é a corrupção, a questão é política.

É claro que a economia em recessão mundial influência.

É claro que a corrupção da forma como vem sendo investigada, noticiada, selecionada contribui para o agravamento, mas a questão fundamental é a política.

Se fosse a corrupção 60% do Congresso renunciaria!

A grande questão do nosso tempo é a política.

Sim porque a Operação Lava Jato é nitidamente política.

A questão estrutural do país é política.

A economia que manteve seu viés neoliberal nos governos Lula-Dilma não prejudicou a elite, muito pelo contrário todos ganharam Será que acham que podem ganhar mais. Talvez pensem em pagar menos impostos em reduzir ainda mais os direitos trabalhistas, portanto dispor de menos recursos para educação, saúde, bolsa família. A questão como se percebe é política,  é a política que incomoda. Sobretudo a política de direitos sociais. 

Ademais, as decisões econômicas pelo desenvolvimentismo ou pelo neoliberalismo são decisões políticas. Ocorre que a política em suas formas e seus formatos, em seus méritos e deméritos, em suas forças vitais vem sendo questionadas diante de uma guerra sem regras pelo governo. 

O resultado soberano das urnas não vem sendo respeitados numa oposição sistemática e muito bem estruturada na engrenagem conservadora e antirrepublicana do estado brasileiro. Mas isso mão é novo pois  historicamente nenhuma mudança política estrutural foi aceita democraticamente pela elite. D. Pedro II pagou o preço pela libertação dos escravos, Vargas pela CLT, Jango pelas Reformas de Base,  sem contar os desastrados de direita como Janio Quadros e Collor que caíram de certo modo por contrariar interesses de seus próprios apoiadores.

A mudança econômica feita no inicio do governo Dilma foi um recuo político na tentativa de um diálogo econômico com setores ligados ao PSDB que perderam as eleições. Pouco resolveu, pouco conciliou.  A questão é política, é a resposta é a política.


Mas afinal o que é mesmo política. 

No comments:

Seguidores

Blog Archive