Total Pageviews

Thursday, July 07, 2016

Jornada em busca da poesia - Parte I





            Como eu disse na publicação anterior,  meu contato mais direto  com a poesia se deu aos 18 anos:  http://janioribeiro.blogspot.com.br/2016/07/minha-historia-na-poesia.html                    

             Após isso fui amadurecendo aos poucos, ainda quando estudava no segundo grau no EEPSG Profª Annunziatta Leonilda Virginelli Prado, escrevi um conto poético que foi publicado numa coletânea, lembro que os professores escreveram uma linda homenagem que a época muito me  incentivou a seguir pela escrita.


            Em 1999 tive a oportunidade de participar da Fundação da SEI - Sociedade dos Escritores de Indaiatuba, onde participávamos todos os domingos à tarde de reuniões para falar sobre literatura, poesias, processos de escrita - Foi uma verdadeira escola onde convivi com escritores de grande saber literário, além de poetas  românticos, concretistas, clássicos,  e muitos outros artistas.  Nesta época eu tinha 21 anos, o coração já havia resistido a inúmeras frustrações e andava meio fechado para romantismo a moda antiga, eu  já estava um pouco mais maduro a ponto de escrever poesias de cunho social e político como: "Que mundo imundo/O primeiro consome/O terceiro conforme..." 


            Estava em busca de um sentido social e político. Lia Castro Alves, Platão e Gabriel Garcia Marques, e ouvia muito falar em Leminski e Maiakovski, Augusto e Haroldo de Campos. E era incentivado a ler tanto pelos jovens poetas que falavam com maestria de poetas contemporâneos , quanto  pela velha guarda que  me instigavam a buscar a fonte da sabedoria, ou seja ler os clássicos tanto da mitologia quanto da política: os gregos. 
             Sobre a SEI - http://janioribeiro.blogspot.com.br/2016/06/apenas-memorias.html

            Gostou da texto?  Deixe seu comentário! 


   

          
          

No comments:

Seguidores

Blog Archive