Total Pageviews

Wednesday, July 27, 2016

Despertar poético: bordado, poesia e cooperativismo

              por janio ribeiro,
      poeta nas horas vagas da vida

Em nossa jornada em busca da poesia voltamos a Indaiatuba-SP e aproveitamos para buscar os sentidos, os sentimentos, a memória. Escrever é um pouco disso, uma busca incessante pela conexão das ideias, das memórias, da imagem que faltou, da palavra a espera da outra, num tecido costurado dos significados diversos da vida, do mundo.  

No último domingo retomei minha memória afetiva com Indaiatuba, com minha infância e com a literatura ao ter a oportunidade de compartilhar um pouco  do  aprendi na jornada pela escrita. 

Senti o conflito, a emoção, a vontade, a iniciativa entre os presentes e a minha própria. Escrever é isso,  é ter coragem de enfrentar o medo e expor-se ao mundo e a si mesmo, porque escrever é buscar os sentidos de nossa existência. 

Após duas horas de dinâmicas e bate papo, vi desenhos lindos e a beleza dos presentes buscando escrever suas poesias. No final, quando todos guardavam seus desenhos e várias folhas de sulfites com suas poesias escritas, a missão estava cumprida, a primeira semente havia sido plantada. Desta vez de algodão para que frutifique textos maravilhosos, poéticos, amplificando ainda mais os sentidos do tecido da vida. 

Foto Grupo Arte e Costura - A Flor do Algodão e seu botão usados pelo poeta para explicar o que é poesia e o que é poema. 
           
"  Ipe  roxo quando anima
 solta versos como bailarina."
Sobre o Grupo Arte e Costura: 

Somos um grupo de mulheres de Indaiatuba cujo objetivo é, através da costura e do bordado, gerar renda para nós que, por diversos motivos, não podemos trabalhar no mercado formal. O grupo surgiu em 2006 como parte do “Projeto de Trabalho e Renda” e em 2010, com o término da parceria e para darmos continuidade ao trabalho, nos filiamos à “Cooper Art Camp", que abriu filial em Indaiatuba. A oficina onde trabalhamos esta localizada na Rua Yoriko Gonçalves, 594, no Jardim Oliveira Camargo, bairro de Indaiatuba, SP. Trabalhamos de forma autogestionária, confeccionamos uniformes industriais, enxovais de quarto infantil, kits de cozinha, etc. O trabalho na oficina obedece a um rodízio de funções, possibilitando a ampliação do conhecimento e domínio de todo o processo produtivo requerido. A capacitação em costura é oferecida para a comunidade, permitindo que outras mulheres façam parte do nosso grupo            .http://grupoartecostura.blogspot.com.br/
                                                                         

No comments:

Seguidores

Blog Archive