Total Pageviews

Monday, July 11, 2016

Crônica: Primeiras memórias sobre a política


Arquivo da Família - Meu bisavó em frente a casa do meu avó em Mirandópolis

A disputa política em Mirandópolis-Taiobeiras- MG


Cresci ouvindo discussões sobre  a política, lembro do meus tios falando das lendárias disputas entre Jorge x Joelão em Taiobeiras-MG e dos conflitos em Mirandópolis, que é um povoado, candidato a futuro Distrito de Taiobeiras.

Meus tios eram apoiadores de Jorge Luiz Mendes, filho de Tesinho.  Jorge era  advogado, era a esperança da oposição naqueles tempos sombrios marcados pela Ditadura Militar e pela repressão política.

Uma caixa d água defronte a casa do meu avó na Avenida Ezequiel Bispo teria sido palco da luta acirrada entre os candidatos, apoiadores de Joel colavam cartazes na caixa d água, meus  tios subiam  arrancava-os , e colavam  os do Jorge.

Jorge perdeu a  eleição, aliás as  duas, uma em 78 e outra  em 82, ambas  por margem pequena de votos. Em torno disso há muitas teorias e discussões. 

Meu pai Osvaldo Ribeiro morava em Mirandópolis, ele era proprietário de um comercio na antiga rua de Berizal, agora rua dos Mirandas, na época o povoado chamava Entrocamento de Berizal, meu pai comprava ovos, feijão e alimentos que o pessoal trazia da roça, vendia aos viajantes que vinham de Taiobeiras sentido Berizal ou vice-versa, e deles compravam manufaturados para revender, as vezes até mesmo trocava mercadorias.  Meu pai lembra que votou no Jorge  e lembra do povo disputando os gritos de guerra:  “è jorge, jorge,  é joel e joel.”

Num povoado onde todos se conhecem este cenário torna a disputa algo assim comparável a cenas de "O Bem Amado", da pequena Sucupira,  a outra coincidência que  não podemos esquecer, é  que ambas as disputas se deram em plena época da ditadura militar.
Deixa seu comentário, sua memória, e o que achou do texto!

No comments:

Seguidores

Blog Archive