Total Pageviews

Sunday, October 15, 2017

Qual é o tema do ENEM?

A ansiedade vai tomando conta da mente e manifestando-se corpo afora e adentro. Os dias se aproximam e o tema da redação é aterrorizante como It: a coisa,  é para crianças. Sim a ansiedade corrói a alma e alimenta o medo. Comemos as unhas, suamos frio, nossa tela mental fica em branco e as mãos tremem denunciando ainda mais nossa péssima caligrafia.
Se ao menos a redação fosse sobre futebol ou sobre as piadas sem graça reproduzidas a exaustão pelos yotubers de plantão, mas não.  O tema é um segredo revelado ao rasgar daquele pacote aterrorizante de questões, normalmente sobre minorias, direitos, cidadania, temas que não damos a devida atenção no dia-a-dia e o governo muito menos.
Em toda história do ENEM os temas que desafiaram  a mente dos alunos foram: “Viver e Aprender”; “Cidadania e participação social”; “Os direitos da criança e do adolescente; “desenvolvimento e preservação ambiental; O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?”; “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”; Garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação;  trabalho infantil; O poder de transformação da leitura;  O desafio de se conviver com as diferenças; Ação para preservar a floresta Amazônica; O indivíduo frente à ética nacional;  O Trabalho na Construção da Dignidade Humana; Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado;  Movimento imigratório para o Brasil no século 21; Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil; Publicidade infantil em questão no Brasil; A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileiro;  Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.
E agora qual será o tema? Arrisque um palpite!


No comments:

Seguidores

Blog Archive