Total Pageviews

Sunday, September 18, 2016

Sobre torcidas e julgamentos.







Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós.    (Mateus, VII: 1-2).


Muito já se escreveu sobre a arte de julgar. Este oficio não perece ser uma tarefa fácil, julgar enquanto poder do Estado não deve ser tarefa para qualquer pessoa, tampouco pode ser exercido de qualquer forma. Esse processo requer a busca pela justiça, isso requer procedimentos, ritos, formas. O tal do devido e amplo processo legal e sobretudo, juízes isentos que saibam distinguir o certo do errado e estejam acima do corporatismo judicial, isentos de paixões ideológicas, e manter o direito imaculado do jogo político e da moral ideológica que permeia a sociedade. 

Jesus ensinou que não deveríamos julgar os outros. Ele próprio foi julgado e condenado perante o poder da época, sabe-se que por interesses político do Império Romano e por interesses dos Sacerdotes Judeus que controlavam o Templo Religioso. Pilatos o STF da época lavou as mãos e o carrasco pregou Cristo na cruz como se cumprisse sua obrigação. O resto é história que todo cristão sabe e já ouviu em filmes, sermões em várias religiões distintas. 

O fato é que no dia a dia muitos se aproporiam de julgar os outros emitindo opressões, fazendo ilações. condenando sumariamente sem provas e sem razões objetivas a luz do direito e da justiça. Baseado apenas na vontade em vingar-se do outro.  Todos os dias julgamos e condenamos alguém generalizando preconceitos sem uma discussão ampla e profunda sobre a história, sobre o ser humano, sobre os fatos objetivos. Não buscamos humanizar a espécie, mas coisificar, brutificar os atos ditos civilizados. 

Eu não torço pelo Palmeiras, nem por isso posso considerar injusta a derrota do Corinthians. Torcer é emoção, julgar é razão. Ganhar ou perder sempre com democracia e justiça. 

Quando Tribunais e Juízos deixam de julgar sob as leis, sob os princípios, e sobre a ampla discussão de provas objetivas, passando processos na frente, aplicando vários pesos e várias medidas, o direito e a justiça perdem ganhando espaço tão somente o estado autoritário absolutistas a qual a justiça é baseada  no querer dos que detêm o poder.  

               

               



  



No comments:

Seguidores

Blog Archive