Total Pageviews

Saturday, September 24, 2016

Ainda sobre as pesquisas, o voto, os áudios e o golpe.

O eleitor paulistano deixou o datafalha falando sozinho em 2012



Sobre a pesquisa e a filosofia



papo de bar 

      Pesquisas quando realizadas  com metodologia e isenção podem apontar tendencias. Ocorre que isso raramente ocorre. Quem faz as pesquisas torcem, fazem parte, negócios - por isso distorcem resultados e ou divulgam com ares de boca de urna.

       O mesmo ocorre muitas vezes com prisões mirabolantes as véspera da eleição. 

       Coincidências só de saturno em colisão com a lua de capricórnio em tempos de golpismos diários contra a democracia e os direitos sociais (agora sobrou para a filosofia que foi excluída da grade escolar).

        Mas vamos filosofar enquanto podemos?

        Você vota baseado em pesquisas ou em propostas?

       Eu questionei a pesquisa SBT/Todo Dia e agora questiono esta pesquisa. Trata-se de uma guerra de pesquisas para induzir o eleitor a votar em quem supostamente irá ganhar a eleição. Infelizmente existe uma parcela de eleitores que votam por votar sem filosofar nem um pouco.

        Isso explica o golpe contra a democracia, contra os direitos e a filosofia!

        


   

Monday, September 19, 2016

12 ou 21 - Câmara de Indaiatuba nas últimas legislaturas nem se propôs a discutir recomposição

Por Janio Ribeiro
           

Se perguntarmos para a população em geral o que pensa da Câmara Municipal. Muitos dirão que não faria a menor diferença o seu fechamento. Assim como muitos vêem a democracia como desnecessária. Se perguntarmos o que acham de um STF composto por 11 ministros com vitaliciedade e salários acima de 24 mil mensais muitos dirão para que?  Digo isso, porque muitas vezes as discussões promovidas pela mídia são carregadas de sofismas perigosos para a democracia e para nossa organização em sociedade.  O mesmo raciocínio vale para a liberdade de imprensa.  O que pensa a população em geral, sem uma discussão mais profunda, sobre a liberdade de imprensa?

Eu particularmente penso que, quanto mais liberdade e mais jornais, sites, blogs, mais a democracia será exercida, mais vozes serão ouvidas, nossa diversidade será manifestada.

Há por exemplo, um senso comum de que muitos vereadores só servem para dar nome de ruas ou prestar homenagens. De fato, têm alguns que se prestam a esse papel, mas a função do vereador é fiscalizar o poder executivo, votar projetos importantes como à lei orçamentária  e propor leis que ajudem a aprimorar a legislação municipal.

É fato que no atual sistema político brasileiro a democracia começa nos municípios e é representada pelo vereador. Temos a utopia de ampliar esta democracia para o caráter participativo via conselhos, audiências públicas, orçamento participativo o que permitiria a participação direta do cidadão nas decisões governamentais, mas no nosso atual modelo a democracia ainda é representativa e começa nos municípios através de seus vereadores, eles são os nossos representantes e a esperança de que o prefeito não fará tudo o que quiser como acontecia no tempo da monarquia.

Pois bem, em 2004 o TSE ortogou uma resolução diminuindo o número de vereadores sem, contudo reduzir os gastos no legislativo, muito ao contrário, com menos vereadores e, portanto com menos controle, fiscalização interna, muitas Câmaras Municipais  aumentaram seus gastos. Resultado, o TSE reduziu as chances das minorias: mulheres, deficientes, homossexuais, negros, partidos pequenos, segmentos sindicais, determinados bairros de serem representados na Casa de Leis do Município e ainda permitiu o aumento de gastos, uma verdadeira afronta a Constituição, as leis Orgânicas e a cultura política até então vigente.

Ainda em 2004 foi apresentada a PEC dos vereadores recompondo seus números com faixas de acordo com a população e reduzindo o repasse de recursos as Câmaras, portanto ampliando a democracia e reduzindo os gastos. Depois de idas e vindas de muitas votações e todas as tramitações pertinentes a um Projeto de Emenda a Constituição, finalmente esta PEC está prestes a ser aprovado em caráter definitivo.

Estou convencido que a aprovação da PEC 336/09 corrigirá graves distorções no sistema político representativo de muitos municípios brasileiros. Afinal, a quem interessa a democracia reduzida? A quem interessa menos representação popular nas Câmaras? A quem interessa discutir com 12, decisões que poderiam ser discutido em 21, sem aumento de gastos.

Democracia ampla, geral e irrestrita agora e sempre!


Janio Ribeiro é  graduado pela FATEC - Indaiatuba.  Desde 96 escreve crônicas e artigos em Jornais da Cidade.   25-09-2009 

Sunday, September 18, 2016

Sobre torcidas e julgamentos.







Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós.    (Mateus, VII: 1-2).


Muito já se escreveu sobre a arte de julgar. Este oficio não perece ser uma tarefa fácil, julgar enquanto poder do Estado não deve ser tarefa para qualquer pessoa, tampouco pode ser exercido de qualquer forma. Esse processo requer a busca pela justiça, isso requer procedimentos, ritos, formas. O tal do devido e amplo processo legal e sobretudo, juízes isentos que saibam distinguir o certo do errado e estejam acima do corporatismo judicial, isentos de paixões ideológicas, e manter o direito imaculado do jogo político e da moral ideológica que permeia a sociedade. 

Jesus ensinou que não deveríamos julgar os outros. Ele próprio foi julgado e condenado perante o poder da época, sabe-se que por interesses político do Império Romano e por interesses dos Sacerdotes Judeus que controlavam o Templo Religioso. Pilatos o STF da época lavou as mãos e o carrasco pregou Cristo na cruz como se cumprisse sua obrigação. O resto é história que todo cristão sabe e já ouviu em filmes, sermões em várias religiões distintas. 

O fato é que no dia a dia muitos se aproporiam de julgar os outros emitindo opressões, fazendo ilações. condenando sumariamente sem provas e sem razões objetivas a luz do direito e da justiça. Baseado apenas na vontade em vingar-se do outro.  Todos os dias julgamos e condenamos alguém generalizando preconceitos sem uma discussão ampla e profunda sobre a história, sobre o ser humano, sobre os fatos objetivos. Não buscamos humanizar a espécie, mas coisificar, brutificar os atos ditos civilizados. 

Eu não torço pelo Palmeiras, nem por isso posso considerar injusta a derrota do Corinthians. Torcer é emoção, julgar é razão. Ganhar ou perder sempre com democracia e justiça. 

Quando Tribunais e Juízos deixam de julgar sob as leis, sob os princípios, e sobre a ampla discussão de provas objetivas, passando processos na frente, aplicando vários pesos e várias medidas, o direito e a justiça perdem ganhando espaço tão somente o estado autoritário absolutistas a qual a justiça é baseada  no querer dos que detêm o poder.  

               

               



  



Saturday, September 17, 2016

Os doces frutos da vida

         
foto e poesia por janio ribeiro - amora 

           Pau que bate em Lula, só bate em lula para mais uma capa da veja
           e lá se vão décadas.

           O voto anda pouco valorizado, as campanhas antes mercantilizadas,
           agora andam judicializadas.

           Não se discute mais direitos, mas sim valores morais, como se
           o moralismo ( falso) fosse o pão de cada dia.

           Para que prova se restam convicções. Para que rito, se resta vontade
           e poder, quem pode mais bate, que pode menos resiste.

           Nada mudou se examinarmos atentamente a história, mas há uma
           certa frustração porque nos senti-amos tão civilizados e descobrimos
           no surrealismo sucessivo das cenas que tornamos homens,
           tornamos mulheres e outros gêneros diversos...
           mas ainda falta muito para a humanização da espécie.

           Ninguém bate em cachorro morto. Cão que ladra não morde,
           poesia que chora não mama. Debaixo de palavras sem nexo,
           restam vaidades.

           Respire o ar puro que ainda resta e lembre de semear o amor,
           para colher os doces frutos da vida,
           pois em plantação de  ódio só nascem  frutos amargos.

         

Monday, September 12, 2016

#Fora Cunha a onda agora é anti golpistas ( o que pode levar o golpe dentro do golpe)


        Uma inflexão histórica



  • Parecia impossível.  A paciência já esgotava em relação a tramitação  e a leniência dos congressistas e das manobras regimentais em relação ao personagem central do golpe de estado no Brasil. O já biografado senhor Eduardo Cunha PMDB-RJ.
  • Finalmente o resultado.  Foi cassado com 450 votos. Abandonado pelos seus valentes comparsas de outrora. Abrindo caminho para a destruição golpista do PMDB e seus aliados anti-democráticos.
  • Eles já foram milhões de cunha, virou 10 cunhas, e nenhuma alma viva na rua disposta a defender o herói do golpe. O que isso significa? Sei lá. Muitas coisas. 
  • A força do placar de cassação reforça a tese do golpe dentro do golpe. Temer deve ser o próximo a ser abandonado por tucanos demos e antigos aliados. 
  • É uma votação bem superior dos números necessários 257. O que demonstra cabalmente o abandono do lovo velho pela alcateia.  Resta saber como Cunha reagirá a isso. Sessão da Câmara termina com deputados de esquerda gritando #Fora Cunha #Fora Temer

  • Em Indaiatuba a pesquisa realizada pelo jornal Todo Dia  mostra uma vontade da população  de renovação na Câmara municipal. Para que isso ocorra, é preciso muito trabalho dos candidatos novos, porque sem a recomposição do número de vereadores  a disputa em 12 vagas  é briga de foice. 

Pesquisa Jornal Todo Dia divulgada em setembro


Sunday, September 11, 2016

Sobre as pesquisas disputa eleitoral em Indaiatuba e o FORA TEMER



  • Primeiramente, Fora Temer! 
  • Segundamente, um bom mineiro desconfia de pesquisas eleitorais.
  • Mas vamos analisar os números e os fatos como fazemos no boteco tomando uma boa cerveja e com caldo de mandioca e frango a tira-gosto.
  • Dizem que o que importa numa pesquisa não são os números cheios, mas sua curva.
  • De junho para setembro essas curvas mostraram nuances que podem fundamentar algumas hipóteses:   
  • Lembrando que a margem de erro é de 4% para mais ou para menos o candidato do PT, por exemplo, Rinaldo Wolf, poderia estar com 9% das intenções de votos e crescendo. 
  • Em comparação entre as pesquisas o candidato do PMDB estaria entrando nos votos do candidato do PTB, um subiu outro caiu como uma gangorra. 
  • Já o candidato do PV estacionou,  nem subiu nem desceu, já a diferença de 2% para baixo entre as pesquisas estaria dentro da margem de erros.
  • Dia 20 de setembro  tem o debate entre os candidatos em Indaiatuba. E a campanha ainda está começando.
  • Tudo ainda pode acontecer, mas se os números estiverem dentro de uma margem confiável de erros eles demonstram que:
  • O PT cresceu entre os indecisos 
  • PV mantem seus números 
  • PMDB e PTB disputam os mesmos votos.
  • PMN aparece com 1% podendo crescer em votos de protesto.
  • Há alguns fatores que serão decisivos nesta reta final com o aumento da temperatura política nacional quando o golpe contra Dilma,  aumentará seu cheiro de enxofre (Cunha e queda de Ministro da AGU por exemplo), e reforma trabalhista e previdenciária, fatos que levarão  mutos  eleitores a votar  de olho em seus direitos, suas conquistas, e seus prejuízos.
  • Resumo:  Com o crescimento do FORA TEMER! candidaturas alinhadas com o golpe em Indaiatuba tendem a disputar um universo de 60% dos votos, já o PT se alinhar sua militância no combate ao golpe, e o candidato Rinaldo Wolf 13 parece disposto a isso na reta final, poderá até as 17 horas do dia 2 de outubro colher os 40% dos votos contra golpe na cidade.  
  • Em suma, três candidatura disputam voto a voto o destino de uma cidade. 
  • Que vença o FORA TEMER! Que vença Rinaldo Wolf PT 13!



Friday, September 09, 2016

Eleições Indaiatuba 2016 quem vai ganhar?


Charge Tribuna de Indaiá 
  1. O eleitorado indaiatubano é de 154. 634 eleitores, sendo 51% do sexo feminino e 48% do sexo feminino.
  2. Coeficiente Eleitoral para que as chapas proporcionais elejam vereadores em Indaiatuba será de 11.000 a 11.500 votos. Façam as estimativas de projeções de votos dos candidatos e façam suas apostas. Isso pode ser alterado a depender do humor e boa vontade do eleitor validar o voto.
  3. São 5 candidaturas a prefeito e 290 a vereadores. 
  4. Este eleitor não acredita em pesquisas, mas as duas divulgadas demonstram que da primeira para a segunda há um crescimento do candidato do PT, mas vou tentar fazer um post com análises das pesquisas e da disputa eleitoral em Indaiatuba.  

Wednesday, September 07, 2016

Considerações sobre o #ForaTemer




  1.       Os números ainda estão sendo atualizados, mas hoje foi de manifestações em todas as capitais do Brasil e em muitas cidades importantes como Campinas-SP, Montes-Claros-BH. 
  2.       Estimam-se que por baixo cerca de meio milhão de manifestantes estiveram nas ruas em todo Brasil.
  3.       Nas redes sociais o #foratemer  já supera o #foradilma com folga.
  4.       Na grande mídia evidente que o #foratemer é nota de rodapé enquanto o #foradilma era capas e manchetes
  5.       O fato é que que as redes sociais tem capilaridade e nos facebooks e wtazaps da vida o assunto além de caça a pokemon e o foratemer.
  6.       Portanto as eleições municipais serão em grande parte decididas pela agenda nacional. 
  7.       Fica a dica aos candidatos neste reta final de campanha.
  8.       Golpistas não merecem votos conscientes. E democratas não merecem votos sujos.
  9.       Temer foi vaiado em Brasília. O golpismo não tem sido assimilado pelo povo brasileiro.
  10.       O eleitor está preocupado com a s saúde pública, sem SUS como fica? Está preocupado com as condições de trabalho e emprego, com a precarização e jornada de 12 horas como fica? Está preocupado com a aposentadoria, com o aumento da idade como fica? Está preocupado com o transporte coletivo, com o asfalto no bairro, com a casa própria, mas sabe que os municípios dependem do Governo Federal, e com o golpe vários programas foram cancelados. Portanto, ignorar o golpe a democracia e aos direitos sociais é um péssimo jeito de conquistar votos, exceto que as pautas sejam as de valores moralistas e indefensáveis pelo bom senso de justiça e democracia ( pauta conservadora pelos ditos costumes). 
  11.        Partidos da aliança golpista - PSDB PMDB PSTU DEM REDE PRB PV PR PP NOVO Solidariedade e outros não merecem o voto de quem reivindica direitos e prima pela democracia.
  12.        PT PDT PSOL PC do B PCO PCB já são Partidos cujos candidatos a depender das propostas e do histórico podem merecer o voto da população.
  13.        Fora Temer! 

#ForaTemer mobiliza o Brasil no dia de luta pela Independência

Marcio Pochman  candidato a prefeito de Campinas-SP
30 mil manifestantes em BH-Minas Gerais Fora Temer



FORA TEMER 07 de setembro

Marcio Pochman candidato a prefeito de Campinas no Fora Temer 

30 mil manifestantes em BH-Minas Gerais Fora Temer



Seguidores

Blog Archive