Total Pageviews

Saturday, September 30, 2017

Crônica de Janio Ribeiro: Eu não votei no Aécio!




Imagem relacionada

O vale tudo eleitoral 

Dizem que o universo é espiral, formado pelo constante contraste entre as trevas e as luzes, além de lógicas explicações,  existem mistérios ilógicos que devem ser explicados por outras formas sensoriais que ligam a humanidade ao sentido mais sentimental e menos racional.
Dito isso. Após as eleições de 2014 e do vale tudo eleitoral a política brasileira virou um universo ilógico e irracional. Não valem mais as premissas e os princípios que sustentavam o Estado Democrático de Direito. No vale tudo a regra é quem tem poder joga o jogo.
Eleita com 54, 5 milhões de votos a presidenta Dilma foi golpeada por um grupo organizado que não aceitou a derrota eleitoral. Esse mesmo grupo que golpeou Dilma por ajustes fiscais não o faz com o golpista denunciado formalmente pelo PGR por corrupção e obstrução da justiça.
O fazer justiça foi substituído por um judicialismo de holofotes com juízes e procuradores sonhando em ser Presidentes ou astros da mídia, numa versão tupiniquim de games of thrones.
A sociedade diante do dantesco espetáculo de disputa de poder aberta:  com delações, vazamentos, traições, assiste a tudo sem a menor reflexão, teleguiada por sofismas recebidos via celulares e muitas vezes disposta a apertar qualquer botão para ver no que vai dar ou até a desejar a volta dos alienígenas, alguns chegam a desejar que a profecia numérica do apocalipse se cumpra com o fim do mundo numa desesperança crônica.
Defender a Constituição e os princípios democráticos para impedir a prisão noturna de Aécio Neves parecem valores lógicos para qualquer republicano democrático, o problema é que o republicanismo democrático pragmático praticado dava certo em tempos analógicos mas deu errado em tempos digitais levando ao golpe do vale tudo. Aécio perdeu a eleição, orquestrou o boicote a Dilma no congresso, pediu recontagem, esperneou, votou e orquestrou o golpe, votou pelo fim dos direitos trabalhistas. Prega o fim do direito a aposentadoria. Como defender a Constituição para alguém que está disposto a rasgá-la em nome do poder.  
Independência e harmonia dos poderes são princípios que devem ser sim preservados, mas não somente para proteger um dos protagonistas do golpe e da política do vale tudo.

A culpa não é minha eu não votei no Aécio! 

No comments:

Seguidores

Blog Archive