Total Pageviews

Saturday, September 30, 2017

O fator Lula para as eleições 2018


  • Lula lidera mais uma Pesquisa de Intenção de Votos. Desta vez o Data-Folha aponta o líder petista com 35% das intenções de votos.
  • Como? Depois de uma campanha diária e sistemática promovida pela grande mídia, setores da direita e setores do judiciário que se retroalimentam numa perseguição implacável com editoriais e sentenças condenando ele?
  • Com diria um papagaio de luxo dos rádios matinais:  "ele é um fenômeno".
  • Atacado por máquinas de guerra da grande estrutura ideológica ele resiste com a força de uma militância construída historicamente e mostra sua força a cada pesquisa e apesar de todas as mentiras, infâmias e ataques. 
  • Parte da população se dá conta que o golpe foi golpe, que a hipocrisia tomou conta da mesa, que o resto, REDE, PODEMOS, PSDB, PATRIOTAS  não passam de apoiadores de falsos patriotas, falsos democráticos, falsos moralistas e apoiadores de um golpista chamado Temer,  rejeitado por toda nação. 
  • Boa parte da população já sente o corte nas aposentadorias, o aumento constante do botijão de gás, o desemprego do vizinho, em meio a um noticiário poluído remete em sua memória sinapse de quando o Brasil era otimista, de quando a economia crescia, o emprego era pleno, e os direitos sociais eram uma realidade. A única experiência conhecida neste aspecto chama-se Lula, Dilma, e petismo. A saudade faz parte da humanidade.  
  • Condenado ou não, vivo ou não, livre ou preso. Lula será um fator predominante nas eleições 2018 caso haja eleições 2018. Aos golpistas ancorados no peso antipopular do golpe promovido por Michel Temer só resta o desespero de manter a mentira obscura do golpe meio as luzes da primavera, no mais  estão diante da  condenação da história!
  • Pouco importa os números da pesquisa mas sua curva e Lula mostrou que mesmo cercado e atacado diariamente segue crescendo e ampliando seu capital eleitoral, já os candidatos da direita mesmo com os holofotes da mídia seguem em queda sem mostrar para onde podem crescer. Continuar atacando o Lula com o falso moralismo a essa altura do campeonato será o fim da Linha. Dória por exemplo em matéria da Folha hoje parece ter jogado a toalha e admitido que precisa governar a cidade de São Paulo. 
  • Manchetes e pose para facebooks não enche a barriga da população, enche sim o saco e a paciência daqueles que querem ser respeitados e terem seus direitos cumpridos.  

Crônica de Janio Ribeiro: Eu não votei no Aécio!




Imagem relacionada

O vale tudo eleitoral 

Dizem que o universo é espiral, formado pelo constante contraste entre as trevas e as luzes, além de lógicas explicações,  existem mistérios ilógicos que devem ser explicados por outras formas sensoriais que ligam a humanidade ao sentido mais sentimental e menos racional.
Dito isso. Após as eleições de 2014 e do vale tudo eleitoral a política brasileira virou um universo ilógico e irracional. Não valem mais as premissas e os princípios que sustentavam o Estado Democrático de Direito. No vale tudo a regra é quem tem poder joga o jogo.
Eleita com 54, 5 milhões de votos a presidenta Dilma foi golpeada por um grupo organizado que não aceitou a derrota eleitoral. Esse mesmo grupo que golpeou Dilma por ajustes fiscais não o faz com o golpista denunciado formalmente pelo PGR por corrupção e obstrução da justiça.
O fazer justiça foi substituído por um judicialismo de holofotes com juízes e procuradores sonhando em ser Presidentes ou astros da mídia, numa versão tupiniquim de games of thrones.
A sociedade diante do dantesco espetáculo de disputa de poder aberta:  com delações, vazamentos, traições, assiste a tudo sem a menor reflexão, teleguiada por sofismas recebidos via celulares e muitas vezes disposta a apertar qualquer botão para ver no que vai dar ou até a desejar a volta dos alienígenas, alguns chegam a desejar que a profecia numérica do apocalipse se cumpra com o fim do mundo numa desesperança crônica.
Defender a Constituição e os princípios democráticos para impedir a prisão noturna de Aécio Neves parecem valores lógicos para qualquer republicano democrático, o problema é que o republicanismo democrático pragmático praticado dava certo em tempos analógicos mas deu errado em tempos digitais levando ao golpe do vale tudo. Aécio perdeu a eleição, orquestrou o boicote a Dilma no congresso, pediu recontagem, esperneou, votou e orquestrou o golpe, votou pelo fim dos direitos trabalhistas. Prega o fim do direito a aposentadoria. Como defender a Constituição para alguém que está disposto a rasgá-la em nome do poder.  
Independência e harmonia dos poderes são princípios que devem ser sim preservados, mas não somente para proteger um dos protagonistas do golpe e da política do vale tudo.

A culpa não é minha eu não votei no Aécio! 

Sunday, September 24, 2017

Crônica de Janio Ribeiro






Memes Virais 
crônica dominical 


O traço do word pisca na tela em branco, uma crônica  nasce do nada, ou quem sabe do caos cronológico do tempo, mas que tempos são esses, da banalidade espontânea exposta em selfies meio ao apocalipse político, econômico e social de um país. 

Não há neutralidade no mundo, posicione-se, siga a direita, vire à esquerda, mas ande, caminhe, tenha atitude, saia da zona de conforto do tanto faz e tanto fez.  O aumento do botijão de gás afeta você sim, a destruição da aposentadoria afeta seu pai, o fim dos direitos trabalhista afeta o emprego de sua tia. A desigualdade social amplia a violência. Estado bom não tem bandido.

Mas, o Mercado diz que deve ser assim e assado, o mercado assa humanos em fornalhas do tempo, basta ler os motivos das guerras. Todo avanço civilizatório foi obra de décadas, séculos e vem você como “memes” virais propagando idéias tão medievais. De onde você veio? Da idade das trevas, responda antes que o tempo acabe.

A vida meu amigo é piscar de olhos, o tempo, ou o movimento espaço, é o nosso ativo mais valioso, o amor e a compaixão são os nossos sentimentos mais humanos, as máquinas e o símbolos que criaram para acumular poder e impor a irracionalidade das máquinas marcando escravos é apenas e tão somente artifícios de um dilema entre o avanço humano e o embrutecimento da coisa. Não entre no automatismo da máquina. Retorne ao centro da humanidade. Reflita.

Sunday, September 17, 2017

Entre a razão sem sentido e sensação sem lógica


A primavera vem ai!

Já estamos em setembro. A primavera já espia atrás da porta. Os ipês vermelhos, brancos, amarelos já coloriram os cinzentos concretos de nossas cidades. O tempo crono e kairológico parecem brincar com os nossos sentidos e sentimentos como um poema concreto girando acelerado em meio  a tecnologia cada vez mais autônoma e algorítimos criando falsas realidades paralelas. A idade da razão parece engolir seus filhos como uma censura prévia da verdade e dos fatos objetivos. O mundo sensível desaparece meio o materialismo distorcido, derretido como um ouro de tolo.  

Não tem volta. É preciso decifrar os enigmas dos novos tempos acelerados e furiosos. É preciso reinventar os sentidos meio aos destroços de máquinas e a ruína humana que corroí indignados seres  e se  multiplicam como viroses em redes sociais. 

Das catacumbas do passado invocam dogmas religiosos, falsos puritanos atacam a política em sua essência, censuram a arte e suprimem direitos humanos. 

O que fazer? Reinventar as formas de resistência, recuperar os sentimentos humanos de justiça e amor, eis a saída do labirinto espiral dos tempos.

Profecias numéricas preveem o fim do mundo, a primavera chega semana que vem. 
                 



           

Seguidores

Blog Archive