Total Pageviews

Friday, September 06, 2013

Refundar a República e exercer a democracia



Artigo do Janio

                   Refundar a República e exercer a democracia

No Brasil, nunca existiu uma República – e nunca existirá alguma, que mereça o nome, enquanto as classes dirigentes ficarem tão rente a essa barbárie que se rotula civilização e toma ares de democracia a brasileira.               
                                                                Florestan Fernandes



A política brasileira precisa urgentemente de assertividade, de novos gestos, nova formatação, de uma cultura participativa, de um controle efetivo sobre as decisões do governo, sobre os orçamentos públicos, de transparência e de uma justiça menos complacente com os administradores públicos e legisladores.

Precisamos compreender que a democracia não se resume em votar a cada eleição e a Republica não é simplesmente a existência de três poderes burocratizados e fechados entre si em privilégios, ou de um senado moribundo que abriga velhacos que há décadas mandam em seus Estados e municípios, tampouco de uma imprensa livre do controle estatal, mas presa a interesses mercantis e privatista.

É certo que a conjuntura de denúncias, de privilégios, de desmandos envolvendo homens públicos, envolvendo não somente o senado, mas também magistrados da justiça e uma infinidade de administradores públicos fazem aumentar na sociedade ainda mais o desinteresse pela participação política.  O paradoxo é que justamente por conta dessa situação é que a política precisa de nossa participação, de nossa mensagem de esperança, de nossa fé nos seres humanos, na classe trabalhadora, na união dos brasileiros de todas as classes sociais que acreditam na possibilidade de fazer política com idealismo, compromisso ético e justiça social.

É hora de rompermos de uma vez por todas com essa República de Marechal, com essa democracia de coronéis. É preciso nossa mobilização pela refundação de nossa Republica com participação popular, pelo exercício da democracia no dia-a-dia e o cumprimento pleno de direito básicos ao ser humano, como o direito à vida, a liberdade, a segurança, a moradia, a cultura, e tantos outros.

Precisamos implantar mecanismos que oxigene a democracia, porque há 25 anos a geração de nossos pais exigiu eleições diretas, agora é hora de exigirmos democracia direta, participação popular nas decisões dos governos e dos parlamentos, precisamos efetivar uma justiça que não faça distinção entre banqueiros e trabalhadores, que não inocente criminosos de “colarinho branco” e nem crimalize movimentos sociais.

                                                                               Janio Ribeiro

            Publicado originalmente em http://janioribeiro.zip.net/ em 22/07/2009


 Escrito por Janio Ribeiro às 18h41
(4) Vários Comentários  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

No comments:

Seguidores

Blog Archive