Total Pageviews

Monday, September 09, 2013

Encontre novas fronteiras.

                                         Crônicas do Exílio: Texto e foto de Jânio Ribeiro

Sentado numa cadeira numa Padaria do outro lado do mundo, ele toma seu café da tarde: Tapioca e café com leite, a tapioca é para dar sustância e o café com leite é para manter vivo o velho costume dos tempos de Minas Gerais e de São Paulo.
É uma segunda-feira. Em Fortaleza é mais um duro dia de trabalho para quem tem emprego, é dia de ressaca para quem foi ontem ao Castelão dançar ao som de Beyoncé, mas esse privilégio não é para muitos.
Na mesa de vidro um prato vazio com resquícios de farinha, do lado uma xícara com borra de café sobre um pires  um pacotinho vazio de açúcar união com uma frase intrigante, quase um apelo:  Encontre novas fronteiras.
Pensa nas muitas fronteiras que enfrentou no caminhar da vida, desde que nascera de 8 meses lá no Hospital Santo Antônio em Taiobeiras, cidadezinha que a época nem cabia no mapa, mas que sempre permeou seus sonhos, seus velhos e poéticos sonhos mineiros de igualdade e fraternidade. Reflete uns dois segundos sobre a tênue fronteira entre sonho e a realidade, entre fantasia e a arte  e  logo abre em sua memória o tempo quando a fronteira era entre o portão fechado de sua casa e  as ruas, as velhas ruas de chão batido do Jardim Morada do Sol em Indaiatuba  as quais jogavam bola, bete, queimada e outras brincadeiras de crianças da época.
A atendente recolhe tudo na mesa e trás uma comanda com o número 15, mas a frase do saquinho de açúcar insiste: "Encontre novas fronteiras". Talvez viver seja ultrapassar algumas fronteiras e sonhar seja ultrapassar muitas outras! O céu continua sendo o limite!

No comments:

Seguidores

Blog Archive