Total Pageviews

Wednesday, November 05, 2014

Acrísio Camargo chega a sua 10º edição e vira tradição na literatura Indaiatubana




10º CONCURSO LITERÁRIO “ACRÍSIO DE CAMARGO”
(POESIA, CONTO e CRÔNICA)

"Nosso campo florente é tão vasto e bonito,
tua alma sombria tem encanto e poesia"  

Encerrou em outubro as inscrições para  10º CONCURSO LITERÁRIO “ACRÍSIO DE CAMARGO” (POESIA, CONTO e CRÔNICA
O  concurso é resultado da parceria entre o Jornal “Tribuna de Indaiá” e a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Tem como    Objetivo Divulgar o nome do autor da letra do “Hino de Indaiatuba” e incentivar a produção literária no Estado de São Paulo.  

a. Entende-se por Poesia: obra literária apresentada geralmente em versos e estrofes   (ainda que possa existir prosa poética, assim designada pelo uso de temas específicos e de figuras de estilo próprias da poesia). Para esta categoria não existem limites de linhas (laudas);
b. Entende-se por Conto: a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho). Entre suas principais características, está a concisão, a precisão, a densidade, a unidade de efeito ou impressão total. Para esta categoria os contos deverão ter no máximo 5.000 (cinco mil) caracteres;
c. Entende-se por Crônica: uma narração, segundo a ordem temporal. O termo é atribuído, por exemplo, aos noticiários dos jornais, comentários literários ou científicos, que preenchem periodicamente as páginas de um jornal, ou seja, um tema cotidiano. Para esta categoria as crônicas deverão ter no máximo 5.000 (cinco mil) caracteres;

Quem foi Acrísio Camargo?

Fonte: http://museucasaraopaupreto.blogspot.com.br/



ACRÍSIO DE CAMARGO
Nasceu Acrísio de Camargo a 10 de fevereiro de 1899 na vizinha cidade de Jundiaí. Ainda pequeno foi para Indaiatuba onde fez os primeiros estudos e se iniciou em farmácia. Nessa profissão, a que adotou para toda a vida, trabalhou em São Paulo, Rio de Janeiro, Tietê, Sant’Ana do Parnaíba, Cabreúva e Itu.
Em 1927 contraiu matrimonio com Maria do Carmo Motta, nascendo dessa união os seguintes filhos: Benedito, José Jesus e Elizabeth.
Fora de sua profissão, Acrísio de Camargo dedicou-se à poesia, ao folclore, ao teatro e a pintura.
Dedicou-se ao rádio, tendo trabalhado na Rádio Educadora de São de São Paulo, logo no início dessa emissora.
Por motivos particulares deixou-a. Tempos depois ingressa na Rádio Tupi de São Paulo. Durante o ano que aí permaneceu apresentando seus poemas sertanejos, foi o artista que mais cartas recebeu. Mais tarde é convidado a trabalhar na Rádio Clube do Brasil. Recusa porém e retira-se definitivamente da rádio.
Poeta, Acrísio de Camargo, nasceu. Já em 1921 os semanários Ituanos publicavam seus versos. Durante muito tempo a revista Atalai se encarregou de difundi-los pelo Brasil afora. Como folclorista, publicou “Lorotas”, edição esgotada e deixou pronto para impressão “Uma Festa na Roça” e “Quadros Na Roça”(folclore) e “Poemas Caboclos” e “Roça e Troça”(poesia sertaneja). Tem duas comédias escritas, já levadas várias vezes a cena “De Pato a Ganso” e “Garota Endiabrada”. Como pintor foi um autodidata. Começou a pintar em 1945. Seus trabalhos passam de uma centena. Era sócio da Associação Paulista de Belas Artes e concorreu a 7ª e 8ª Exposição dessa sociedade em 1948 e 1949 com os trabalhos “Paisagens Cabreúvana” e “Rua da Palma” respectivamente.
No 1º Salão Jundiaiense de Belas Artes em 1951, alcançou o 1º prêmio, junto com outro artista, com o quadro “Velho Beco”. Foi-lhe oferecido nessa ocasião um diploma.
Faleceu a 25 de fevereiro de 1953 em Campinas.
Tribuna de Indaiá
08 de dezembro de 1974


















http://www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/concursos/concurso-literario-acrisio-de-camargo/

No comments:

Seguidores

Blog Archive