Total Pageviews

Saturday, November 01, 2014

01/Nov/2014 Sobre a marcha da insensatez

Portinari 
Crônica por Janio Ribeiro


             Eu tenho dito, e agora repito. Se há tempo para um café há de haver tempo para uma poesia. O universo continua em expansão, mas tem mente humana que domesticada pela repetição de comandos teleguiados está em contração.
             Já não enxergam nada além do próprio umbigo e da telinha celular que carrega consigo. Dá risada de piadas inúteis e manifesta uma deprimente raiva de tudo. Se pudessem e ao menos coragem tivessem iriam embora do País, mas na falta de ambas, ficam na ameaça infantil de furar a bola se perderem  o jogo. Uma tática antiga diga-se de passagem, quando ganham há 20 anos é a democracia perfeita, quando perdem há doze sacam da cartola uma tal de alternância de poder, será que não seria abstinência?
             Falam em democracia do mesmo jeito que os militares falavam em 1964! A época ficaram 20 no poder! O fato é que para essas mentes  brincar de democracia tudo bem desde que o Estado continue onde sempre esteve a serviço dos poderosos. Democracia tudo bem, desde que as domesticas, os negros, os gays, os pobres, as putas saibam seus lugares na República.
             Cuidado com eles, eles tem alergia de democracia e não ousarão e continuar instigando o golpe quer seja nas jogatinas da bolsa de valores, ou nas páginas de suas mídias cínicas que continuam onde sempre estiveram do lado dos que derrubaram Jango.
             Por isso se sentir algum ódio e alguma vontade de fugir do país, não procure um médico porque boa parte deles estão com os mesmos sintomas. Procure ajuda de especialistas, procure  alguns professores e bons livro de história. Boa leitura!
           
           

No comments:

Seguidores

Blog Archive