Total Pageviews

Saturday, November 09, 2013

Pequenas alegrias de nossa utópica crença socialista.



            Bill De Blasio eleito prefeito quebrando hegemonia republicana de 20 anos

Em Nova York, um Democrata que na juventude fora simpatizante da revolução sandinista casado um negra ex-lésbica, foi eleito prefeito prometendo taxar grandes fortunas para fazer creches e casas populares. Para os colunistas da extrema direita brasileira o Che Guevara chegou ao poder no coração dos Estados Unidos. Nas redações já preparam seus textos destilando ódio de classe e racial, culpando a série Scandal que tem feito sucesso nos EUA e no Brasil, culpando a Dilma, o PT, Karl Marx e até os socialistas utópicos que resistem pela arte.
Mas, são tempos difíceis para definições, direita e esquerda, muito além de conceitos sociológicos da ciência política também são definidores de direção, o PCO está à esquerda do PSTU, o PCBR está à esquerda do PCO, que por sua vez pertence ao bloco das autoridades autoritárias condenados pelos anarquistas, e sair às ruas quebrando tudo já não é assim mais coisa da esquerda, mas sim de integralistas infiltrados numa desordem social que nem o capeta mais entende. A coisa é mais ou menos assim, me diga em que direção você irá e eu te direi se irei pela esquerda ou pela direita ou pelo centro? Se já é difícil definir os manifestantes e os grupos minoritários, mais difícil ainda definir os Partidos Políticos eleitorais, estes muitas vezes tem discurso de esquerda, prática de direita e cara de centro. Ou estatuto de direita, discurso de centro e história de esquerda. Tem Partido de Foice e Martelo defendendo interesses de patrões na cara dura em pleno clarão do dia.
Eu sou petista, antes dizer isso já nos definia como esquerda, hoje pode significar muita coisa. Sou contra as privatizações, ainda tenho uma velha coleção de livros sobre Marx, Lênin e Utopia. Algumas bandeiras e uma biografia do Che Guevara escrita por Jon Lee Anderson. Sou contra a pena de morte, a favor do voto facultativo, contra as privatizações e favor do Estado e da Soberania nacional, contra os preconceitos discriminatórios e a favor do pluralismo. Contra a redução de representantes no parlamento e  a favor da ampliação da democracia, contra voto fechado e favor da liberdade de expressão, mas contra o monopólio dos meios de comunicações. Acho que sou de esquerda, mas sei que vivo entre muita gente à direita e muita gente à esquerda.

Procuro compreender e respeitar, isso é pluralismo político, isso é democracia, isso é republicanismo. Nem todo mundo é tão de esquerda que não possa andar a direita, não tão de direita que não possa andar a esquerda, o que mais me assusta e me amedronta é o autoritarismo seja ele de esquerda ou de direita. Igualdade Liberdade e Fraternidade além das retóricas revolucionárias ou reacionárias. Eis um desafio milenar e universal. 

No comments:

Seguidores

Blog Archive