Total Pageviews

Wednesday, May 29, 2019

Família Ribeiro - Norte de Minas Gerais



Comecei uma pesquisa sobre a origem de minha família, meu sobrenome único é o Ribeiro, achar a arvore genealógica  de um Ribeiro é como achar uma agulha num palheiro. 

Segundo a Revista Super Interessante: Ribeiro é o sobrenome de 1.594.896 brasileiros 

O próprio significado de ribeiro explica a origem latina desse sobrenome. 

 A palavra vem do latim “ripariu”, que significa “rio pequeno”, mostrando uma origem geográfica para esse topônimo. Dom Ramiro, último regente do reino de Leão, foi um dos primeiros membros da família Ribeiro em Portugal. No Brasil, o sobrenome foi adotado também por indígenas e africanos. Atualmente, é o 12º sobrenome mais comum no Brasil, e o 13º em Portugal.


Mas vamos lá Janio Ribeiro, filho de Osvaldo Ribeiro e Jandira Maria Ribeiro - Osvaldo Ribeiro é filho de Jesuíno Ribeiro e Vivalda Pereira, Jandira Maria Ribeiro é filha de Jonas Pereira dos Santos e Bertina Maria Pereira. 
O avo do meu pai chamava-se Jose Gomes Ribeiro, e segundo meu pai ele era dono da Fazenda das Gamelas em Rio Pardo de MG, Coqueiro, atual Indaiabira.
Portanto a área geográfica a ser pesquisada é Rio Pardo de MG e lá que iremos encontrar os rastos da família.   

Qualquer novidade sobre as raízes dos Gomes Ribeiro, dos Pereira dos Santos, dos Pereira na região de Indaiabira ( Coqueiro) ou Rio Pardo e região favor deixar nos comentários 
            


No comments:

Seguidores

Blog Archive