Total Pageviews

Thursday, October 10, 2013

O novo planeta e a nova rotina.

                                            A foto é do dia 03 de outubro: a Volta para Casa

Leio que um planeta novo foi descoberto: Washington – Astrônomos anunciaram nessa quarta-feira a descoberta de um planeta solitário fora do sistema solar, flutuando sozinho no espaço e sem girar na órbita de uma estrela. Chamado PSO J318.5-22, o planeta está apenas a 80 anos-luz da Terra e tem seis vezes a massa de Júpiter. Formado há 12 milhões de anos, ele é considerado novo entre os seus pares.
  É uma notícia que aguça minha imaginação, me faz viajar na velocidade da luz gastando neurônios do lado direito, os ligado as artes e os do lado esquerdo, racionais cartesianos para tentar assimilar tal novidade astronômica. Aponto três lápis de cor com um velho estilete quebrado, faço num ritual como se afiasse pontas de flechas nas mitológicas guerras dos nossos ancestrais indígenas que ainda hoje lutam pela sobrevivência frente aos ruralistas vorazes e contaminados pela ganância infecciosa.
Desenho um circulo meio oval e pinto com cores amareladas, alaranjada e de tons vermelhos como pimentões maduros e com contornos de cores solares. É como tento imaginar o exilado planeta perdido agora descoberto, o astro solitário em um imenso uni verso.
Seria ele um planeta dos macacos? Continuo minha viagem como na odisséia no espaço ou filmes do gênero? Seria ele uma Atlântida perdida e solitária no cosmo? Seria por acaso quem sabe um planeta irmão de krypton de onde sairiam Super Homens? Ou quem sabe apenas mais um planeta para mudar o mapa astral, para fazer do nosso dia algo mais feliz? Fico com a ultima alternativa por interesse próprio.
Antes de mais nada, o lado  direito do meu cérebro discorda que o planeta seja apenas mais um número, o esquerdo entra na discussão dizendo  que os números são suficientes afinal eles podem ser infinitos para nomear, o direito rebate dizendo:  “Se são infinitos devem ser nomeados”, o esquerdo intervém mais uma vez como um julgador implacável:  “ mas não cabe a nós esse papel e sim ao seu descobridor”, o esquerdo resiste e  diz:  “eu o nomearei!”
O lado esquerdo conta até dez para não explodir de raiva e se retira. O Planeta é batizado de Planeta da Imaginação: Terra dos poetas exilados.

Minha esposa lembra que é hora de ir buscar a pequeninha na creche. Volto a terra e conto a novidade para minha esposa que responde: É só um planeta! Suspeito que ela é uma aliada do meu lado esquerdo do cérebro, aquele detalhista, censurador... Vou para Creche buscar minha grande aliada para essas travessuras da vida e da literatura. 

http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2013/10/astronomos-descobrem-planeta-solitario-sem-estrela

No comments:

Seguidores

Blog Archive