Total Pageviews

Tuesday, October 15, 2013

#15 de outubro! Texto passível de correção!

          Foto Guilherme Salla / Outubro Literário / Oficina de Escrita Criativa/
          Usada apenas para ilustrar a arte de ensinar

 Eterno aprendiz

Ela pegou na minha mão para me ensinar a sair da rudimentar linguagem dos rabiscos.
Ensinou-me a soletrar, e assim as palavras ganharam vida...
Ele falou da história e me instigou a perguntar...
Até hoje eu pergunto o porquê das coisas.
Nem sempre encontro as resposta, mas sigo filosofando.
Ela falou da geografia, da intervenção humana no meio natural e social.
Aprendi sobre a política. 
E me incentivou a agir em causas justas...
Talvez não tenha aprendido muito bem as equações complexas.
E por isso perdi batalhas matemáticas, estatísticas, eleitorais...
Mas durmo com consciência e o dever ético
de ter lutado com decência ao lado dos oprimidos
Jamais me entreguei sem luta...
Deixei de aprender muitas coisas.
Mas eles me ensinaram sobre a
química inorgânicas, os ribossomos perdidos, os átomos...
Aprendi muitas outras, e sigo aprendendo  graças a paciência e a dedicação deles...
Que seguem despertando a semente do conhecimento
Que seguem acreditando na metodologia do saber
Que seguem caminhando e lutando com giz e pedagogia
Contra uma cultura ainda dominada pelos resquícios da ditadura
e da exploração colonial que nos empurrou a escravidão e ao analfabetismo.
Que seguem construindo um novo Brasil nos desafios da sala de aula.
E com gestos de cidadania nas ruas unindo a teoria à prática.
Feliz dia do Professores!
Feliz dia dos Educadores!
#Brasilvamoscordaroprofessorvalemaisqueneymar                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

No comments:

Seguidores

Blog Archive