Total Pageviews

Wednesday, December 28, 2011

Retrospectiva Literária 2011

Em 2011 eu voltei e agora é para ficar 
Há algum tempo eu havia suspenso a prática de rabiscar textos literários, excetos algumas crônicas que publiquei no quantanoticia em 2010. Em 2011 destaco três acontecimentos que marcaram o meu retorno ao intrigante e desafiador mundo da escrita literária.
Poesia no Mapa Cultural Junho de 2011 - Minha poesia é uma das escolhidas para representar Indaiatuba na etapa Regional do Mapa Cultural conforme matéria no site da prefeitura em 29/11 “Na categoria Poesia, seguem para a Fase Regional os textos “Uma dança”, de Jânio Ribeiro; “Retorno a 500 metros”, de Cláudio Salla; e “Sorriu”, de Marcus Mazieri.”
Lançamento do Livro Escritos Totais - Outubro - Participo do lançamento da obra coletiva a qual faço parte com quatro textos: O livro “Escritos Totais – ideias, reflexões, fruições em prosa e verso” é resultado da compilação de textos escritos por dez alunos da oficina Escrita Total, realizada em Indaiatuba de abril a julho deste ano, sob a coordenação do professor Edvaldo Pereira de Lima e assistência de Mônica Kimura. “A produção do livro não estava nos planos da oficina, mas foi uma ideia que surgiu no decorrer das aulas e que deu certo. No final, resultou em um livro bem legal”, afirmou Mônica.( Site da Prefeitura)
                                                         Fotos: Eliandro Figueira/ACS-PMI
  

Blog Rascunhos Literários - Dezembro - No dia 09 lancei o blog a qual publicarei meus rascunhos literários e coisas do gênero. 

Saturday, December 10, 2011

Clarice Lispector 91 anos!



                                                        A Hora das Estrelas 
 por Janio Ribeiro

Se estivesse viva ela completaria 91 anos hoje. Mas quem  disse que ela morreu. Ela apenas se foi desta esfera para outra e mesmo assim sua obra continua a inspirar gerações. Suas indagações continuam vivas. Suas frases diretas são propagadas via twitter e facebook: “Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.” 
Há Clarice Lispector! Mulher intensa, escritora introspectiva e instigadora: “Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome”.
Há Clarices, tantas mulheres escritoras anônimas ou não,  estrelas que continuam a iluminar nossa história e nossa literatura!


  

Friday, December 09, 2011

Poesia: Dia de Festa e Chuva

Dia de Festa e de Chuva


O dia amanheceu chovendo.
O Barnabé transbordando.
A natureza desejando
Feliz Aniversário!
181 anos!
Teve Missa na Candelária.
Fogos!
Inauguração de Enfeites de Natal.
O sol bem que tentou aparecer
Em sua morada cotidiana.
Mas a trilha sonora da Festa
Foi mesmo o barulho da chuva.

Poesia



Química Sentimental

por Janio Ribeiro


Amar, substância composta
Por uma essência envolvente
Fórmula desconhecida
Que reage de repente.

Que reação complicada
Que explosão sentimental
Experimentar é preciso
Mesmo que faça mal.

Ninguém está imune
Da química que tranforma,
Do sentimento que define
A saudade que transtorna.

                         09 08 99

Seguidores

Blog Archive