Total Pageviews

Sunday, April 03, 2016

Democracia, substantivo feminino



A elas!

poesia de Janio Ribeiro 
Quando olho pela janela,
vejo que muito já passou,
e que muito ainda virá..

Lembro de antigos professores
falando da história.

E sinto  como se a história,
sim como se ela, toda bela
toda impura, em trajes velhos
e formatos novos
atravessasse a rua. 


Eu sinto, eu vejo:
pela janela do prédio 
pela tela do computador
pela instantaneidade
do celular...


Eu olho pela janela e vejo o passado
como se o futuro fosse um campo aberto,
e a chama da liberdade e democracia
fosse tão nova!


Me sinto ingenuo e romantico
ela me diz a realidade é desafiadora.
Sinto a dualidade dialética
dos sonhos e das ações.


Eu olho pela janela e a poesia voa
como uma folha verde,
e meu coração palpita
como o de um poeta a procura
de um sentido, de uma palavra,
uma convocação a luz
e a fraternidade:
Um brinde a democracia
e a legalidade representativa do voto.


                                                                                                               Janio Ribeiro, 11 de Dezembro de 2015 

No comments:

Seguidores

Blog Archive