Total Pageviews

Sunday, January 12, 2014

Crônica: O Maranhão é aqui!

Hoje é domingo. A cidade acorda lentamente depois de mais um sábado calorento, não sei se é assim que escreve, mas fez muito calor sim, dentro de algumas casas a sensação térmica era de 45 graus, em casa deve ter passado dos 50.
Para agravar a situação em Indaiatuba faltou água praticamente o dia inteiro ontem, a mesma só apareceu em nossas torneiras hoje pela madrugada. Ultimamente tem faltado energia e água com freqüência em Indaiatuba, são apagões que pela insistência pode estar indicando algo mais sistêmico e isso me deixa preocupado, pois já vivenciei nos anos 80 a falta d’água no Jardim Morada do Sol.
Falar do Maranhão se tornou redundância há muito tempo, lá a democracia-oligarca é mais antiga e mais dura que muitas ditaduras mundo afora. Não é preciso ler jornais para saber que lá tem uma pequena elite que domina o Executivo, o Judiciário e o Legislativo, que o Estado é apenas uma extensão da propriedade particular desta elite, e que a maioria da população vive em condições precárias dentro ou fora dos presídios.
Guardada as devidas proporções, o Brasil é um grande Maranhão com suas grandes e pequenas oligarquias, com seus grandes e pequenos problemas que nunca se resolvem, com suas estruturas de Estado que não funcionam, com seus privilégios que não tem fim. O Brasil é um grande sonho sim, é certo que muita gente de fora quer morar aqui, mas é também um grande pesadelo. De tão de grande e desigual que é nunca saberemos de qual Brasil estamos falando e por mais que não queremos enxergar, o Maranhão é uma ferida que não se cicatriza, evitamos  a dor com anestésicos, mas mesmo assim de  vez em quando dói. E dói muito.
O Maranhão é aqui!

No comments:

Seguidores

Blog Archive